quinta-feira, 23 de abril de 2015

[TUTORIAL] Instalar a Palantine Custom Firmware no 3DS - Jogar ROMs sem Gateway [ATUALIZADO] [FIX]



Passo a Passo de como instalar a Custom Firmware (CFW) de 3DS -  Palantine CFW

Esse tutorial é especialmente para aqueles que não possuem o Flashcard Gateway, porém é necessário pelo menos um flashcard com MicroSD, compátivel com 3DS exemplo o R4.

Se você possui Gateway será outro método, verifique tutoriais no youtube.

O que eu ganho instalando a Custom Firmware?
Baixar jogos em formato .cia e instalar no seu 3DS, (aqui no blog tem um a boa quantidade desse jogos nesse formato em ótimo servidores) esses jogos aparecem na HOME, como se fossem comprados só que só funcionam no modo CFW.
- Infelizmente poderá jogar somente aqueles jogos que requer versão de firmware de 4.5 para baixo, porém existem muitos jogos com firmware 5.0, 6.0, 7.0 e 8.0 que são patcheados e rodam em firmware 4.xx

VÍDEO DEMONSTRATIVO DA PALATINE CFW:

NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER COISA QUE ACONTECERÁ COM SEU 3DS, NÃO HOUVE ATÉ AGORA NENHUM RELATO DE PROBLEMAS NO 3DS NA INSTALAÇÃO OU APÓS A INSTALAÇÃO DESSA CFW, EU MESMO UTILIZO NORMALMENTE NO MEU 3DS FW 4.2.


=====Requísitos=====
- Um 3DS com fw (firmware) 4.x. (3DS na versão 4.1 até 4.5)
- Cartão de memória ou microsd com adaptador para colocar no 3DS.
- Flashcard compatível com o seu 3DS, tipo R4 mesmo, aqueles que rodam jogos de DS.
- Um PC com Windows Vista/7 ou 8 (para rodar o ctrclient, ele é compilado no Visual Studio 2012 e não tem suporte para o XP)
- Saber o que é Cartão SD ou SD ou SD Card e também MicroSD
- Um cérebro esperto
- Leia TUDO e com atenção.

A compatibilidade do exploit com o fw 4.5 é muito melhor, o exploit geralmente já roda na primeira tentativa. Para atualizar para caso esteja numa versão abaixo é só usar um jogo original por exemplo o Donkey Kong Country Returns, que requer firmware 4.5 e o jogo atualizará seu 3DS para o fw 4.5

Entendam as diferenças:


SD Card:

SD Card + Adaptador (Se torna um SD Card, só precisa verificar que o mesmo funciona no 3DS, recomendo que o MicroSD seja Sandisk Ultra ou Superior, pois utilizo ele e possui taxa de transferência ótima, esses piratas ou com taxa de transferência baixa poder dar lag nos jogos, lembre-se os jogos são instalados no seu SD Card ou MicroSD caso use adaptador: 


MicroSD + Adaptador , para o Flashcard


=====Programas e Arquivos Necessários=====
- drag_emunan_here.bat - arquivo bat para criar redNAND
- EmunandTool (Esse programa é reconhecido como vírus, caso o seu anti virus te bloqueie de usá-lo você terá que desativá-lo temporariamente para conseguir usá-lo.)
- Launcher do Gateway (Lembrando que não iremos utilizar o flashcard do gateway)

DOWNLOAD PACK COMPLETO ARQUIVOS NECESSÁRIOS


ATENÇÃO:
Baixe o BigBlueMenu.cia abaixo, extraia, renomeie-o para DevMenu_2x.cia e substitua o original que está dentro da pasta Palantine CFW.

Motivo: O Big Blue Menu é uma versão mais atualizada do DevMenu, nela você poderá fazer tudo que o DevMenu faz porém o DevMenu não consegue excluir arquivos do SD Card, somente importá-los (instalá-los) para o SD Card. Assim você consegue instalar seus jogos e liberar espaço excluindo os .CIAs que já instalou.

BigBlueMenu: MEGA / OwnCloud


=====Preparação=====
1 - Você precisa configurar a conexão com a internet do seu 3DS, atribua IP Fixo no seu 3DS, para visualizar todas configurações de DSN, GATEWAY PADRÃO ETC vai no seu PC abra o cmd - prompt de comando e de ipconfig /all e enter. No meu caso atribui o seguinte IP no meu 3DS : 192.168.0.16.

Você também pode somente utilizar o programa WakeMeOnLan que está no pack, para verificar qual o IP atribuído pelo DHCP do seu roteador, sabendo o IP do seu 3DS você pode pular o 
passo 1.













2 - Copie o arquivo Launcher.dat da pasta GW_OMEGA para a raiz do seu Cartão SD.

Ficará assim, exemplo: H:\Launcher.dat

3 - Copie o arquivo GW_INSTALLER.NDS e a pasta ROPMultiloader para MicroSD do seu Flashcard e rode somente o GW_INSTALLER.NDS, como se fosse um jogo de DS mesmo. Aperte A até finalizar a instalação e verificação.

4 - Certifique-se de que o SD Card esteja conectado corretamente no seu 3DS, ligue o 3DS, vá em Configurações do Sistema > Perfil > Perfil do Nintendo DS. Você irá entrar no Menu do Gateway.

OBS: Se quiser aqui você pode fazer um Backup da sua NAND ORIGINAL indo na opção de Back Up, a NAND será salva como arquivo NAND.BIN no seu SD CARD, ai você conecta no seu PC copia para ele e faz o procedimento abaixo continuando o tutorial.

5 - Selecione "Format EMUNAND". Confirme e aguarde até finalizar. (O SD será formatádo)

6 - Desligue o 3DS, retire o SD card e coloque no PC.

7 - Agora será a hora de utilizar o programa EmuNANDTool (O ARQUIVO PODE SER RECONHECIDO COMO VIRUS, MAS NÃO É, CASO O ANTIVIRUS BLOQUEIE ELE VOCÊ DEVERÁ DESATIVÁ-LO PARA ESSE PROCEDIMENTO), abra o programa e clique em "Extract emuNAND" e salve na pasta Arquivos Necessários 3DS CFW.

8 - Selecione o arquivo e solte dentro do arquivo .bat (drag_emunand_here.bat) será feito uma alteração na EMUNAND, resultará na criação de um arquivo novo chamado REDNAND.BIN, aguarde todo o procedimento, quando for finalizado aparece DONE na tela.

9 - Abra novamente o programa EmuNANDTool, clique em Inject NAND to emuNAND, selecione a REDNAND.BIN, o arquivo substituirá a EMUNAND do seu SDCARD.

10 - Copie todos os arquivos que estão dentro pasta SD Card para a raiz do seu SD Card, delete o Launcher.dat e renomeie o Launcher_GW.dat para Launcher.dat.

11 - Coloque o SD Card no seu 3DS, vá em Gerenciamento de Dados para crias informações de gerenciamento de software.

12 - Retire o SD Card do 3DS e conecte no PC, verifique que foi criado uma pasta dentro do SD Card chamada "Nintendo 3DS", com sub pastas. 

Foram criadas sub pastas com nomes gigantes dentro da pasta NINTENDO 3DS, chamamos elas de ID.

ID1 - A primeira pasta
ID2 - A segunda pasta  

13 - Crie uma pasta com nome dbs dentro da pasta de ID2 e dentro da pasta dbs crie dois arquivos como bloco de notas, altere a extensão dos dois para .db, como no exemplo abaixo.


 Nintendo 3DS > 01234567890acbdef0123456789abcde (ID1) >  9876543210fedcba9876543210fedcba (ID2) > extdata / dbs



A PASTA SERÁ COLOCADA DENTRO DO MESMO LOCAL ONDE ESTÁ A PASTA "EXTDATA" ESTÁ, DENTRO DA PASTA DBS TERÁ DOIS ARQUIVOS DENTRO.
                -  title.db
                   -  import.db

Resumindo: Nintendo 3DS/ID1/ID2/extdata

14 - Retire o SD card do PC e conecte no 3DS, vá em Configurações do Sistema > Gerenciamento de Dados > Nintendo 3DS > Software. Aparecerá uma opção, selecione Deletar.

****Agora é uma parte que requer paciência e calma, para cada procedimento abaixo****

Você precisará entrar no Modo CFW.

15 - Entre em Configurações do Sistema > Perfil > Agora segure o "L" no 3DS, aguarde uns 2 - 3 segundos e entre em Perfil do Nintendo DS.

Execute o passo 15.2 se o passo 15 não funcionar !!!

15.2 - Entre em Configurações do Sistema > Perfil > Agora segure o "L" e no 3DS, [e não solte] Entre em Perfil do Nintendo DS [ainda com o  "L" pressionado] Solte o "L" apenas de 10 a 15 segundos depois que a tela piscar e der boot para a tela Home da CFW.


OBS passo 15.2: Comigo o servidor do "run.bat" não conectava de jeito nenhum, depois de incansáveis tentativas, portanto não conseguia transferir o"BigBlueMenu.cia" pro meu 3DS. Acabei descobrindo esse método acima, que por acaso funcionou. Não conectou na 1ª tentativa, mas lá pela 4ª e 5ª acabou indo. Além do mais testei essa técnicas mais duas vezes em mais dois cartões de memória e funcionou também.

Acontecerão as seguintes situações:

CORRETO: A tela superior do 3DS ficará azul e a de baixo irá ficar preto, branca rapidamente e preta e voltar para a HOME automaticamente.

ERRADO: A tela superior ficar azul e o 3DS irá travar , você deverá desligar o 3DS e fazer passo 15 novamente.

Dicas caso demore muito para rodar o Exploit:

- Remova e conecta o SD Card, claro, com console desligado e sem apertar muito forte o SD Card e também na hora de fechar o local.
- Rodar o GW Installer.nds ou ROPmultiloader na opção Gateway Launcher 4x.

A compatibilidade do exploit com o fw 4.5 é muito melhor, o exploit geralmente já roda na primeira tentativa.



=====Instalando o DevMenu=====

O DevMenu é um homebrew que importa arquivos .CIA para o 3DS, assim você instala/importa os jogos no seu 3DS e os jogos aparecem no HOME. 

16 - Acesse a pasta Palantine CFW, localize o arquivo run.bat, abra ele como bloco de notas. Coloque o IP do 3DS que você atribuiu. Substituia o que ja está no arquivo e salve.

installcia 192.168.0.16 1 DevMenu_2x.cia
installcia COLOQUE_SEU_IP 1 DevMenu_2x.cia

17 - Certifique-se que o WIFI do 3DS está ativado, e o nome de INTERNET lado superior esquerdo igual na imagem abaixo. 


Clique duas vezes no run.bat para realizar a conexão com o 3DS e transferir o DevMenu. Caso fique dando algum  tipo de falha, tente algumas vezes, verifique   conexões se caso a internet caiu, faz um ping no IP do seu 3DS para ver se esta ok e se é aquele mesmo que você atribuiu, deixe o 3DS na HOME enquanto tenta instalar o DevMenu.

Se aparecer dessa forma e o RESULT-CODE der 0 é porque deu certo.


Se der o erro "failed to connect" pode ser porque:
- Você colocou o IP errado no run.bat;
- Está sem internet, teste sua internet tentando acessar algum site;
- Não colocou a pasta DBS no local correto;
- Tente desligar e ligar o WIFI do 3DS.

Após der certo o comando no Prompt você verá que no seu 3DS receberá um presente, desembrulhe ele, será o DevMenu que foi instalado. Caso demore um pouco para o presente aparecer aperte o botão de desligar e aperte HOME, a demora também pode ser por conta do seu roteador, caso esteja um pouco longe do 3DS ou lentidão na rede.

Após ter o ícone do DevMneu aparecendo na HOME você não precisa segurar o "L" quando precisa entra no MODO CFW só entrar no Perfil do Nintendo, antes rode o ROPMultiloader na opção Gateway Launcher 4x caso demore muito para dar o boot certo, demore uns 2 - 3 segundos para entrar no Perfil Nintendo DS.



VOCÊ SÓ PODERÁ ENTRAR NO JOGO (PODE SER PELA HOME OU DENTRO DO DEVMENU) QUANDO ENTRAR NO MODO CFW, REALIZANDO O PROCEDIMENTO DO PASSO 15.



Configurações do Sistema > Perfil > Perfil do Nintendo DS.



CORRETO: A tela superior do 3DS ficará azul e a de baixo irá ficar preto, branca rapidamente e preta e voltar para a HOME automaticamente.



ERRADO: A tela superior ficar azul e o 3DS irá travar , você deverá desligar o 3DS segurando o power por alguns segundos e fazer passo em negrito acima novamente.




=====INFORMAÇÕES IMPORTANTES=====



- Quando você desliga o 3DS e liga novamente você sai do MODO CFW e entra na sysNAND, não tente entrar no Devmenu e em NENHUM dos jogos instalados enquanto estiver pela sysNAND caso contrário adeus a CFW e seus jogos já instalados .

- Jamais entre no Gerenciamentos de Dados, se não seus jogos e até o DevMenu será deletado.
- Os saves dos jogos e os próprios jogos são criados no SD Card, só navegar pela pasta Nintendo DS, achar a pasta do seu jogo.
- Não atualize seu 3DS
- Não formate o SD Card de bobeira, certifique-se de ter um backup de tudo para apenas colocar a REDNAND se seus arquivos caso precise.

=====Como Instalar os Jogos?=====

Copie o .CIA do jogo para dentro do SD Card ( não é possivel instalar pelo MicroSD, pelo flashcard, somente pelo SD Card.

Os jogos .CIA são menores do que .3DS, mesmo assim alguns jogos chegam a ter 2 ou 3 GB's, então é recomendável você possui um cartão de pelo menos 8 GB e máximo 32 GB para poder instalar os jogos, quando for instalar os jogos você precisa ter o dobro de espaço do tamanho do jogo, pois você passa o jogo para o SD e o SD ainda precisa do espaço para importar o jogo e então aparecer na HOME.


Fique atento em qual Firmware o jogo requer, acesse esse site para ver as firmwares do de cada jogo: Acesse o site 3DS Releases

OBS: Alguns jogos .CIA foram patcheados, firmware spoofing, significa, por exemplo, um jogo que requer fw 5.0 você não conseguirá rodar na CFW porque o limite é de rodar jogos com fw até 4.2, se no jogo foi feito firmware spoofing você conseguirá rodar no seu 3DS, ja que ele foi convertido para rodar em 4.x, preste atenção nesses jogos.


Fonte: Fórum GBATemp
Créditos: piratesephiroth
Tradução e Adaptação: Gameaddicted / RareGames
Modificações recentes: AlanMugiwara-san


Conheçam também meu antigo blog focado em conteúdo Geek, ele estava parado, e estou voltando a atualizá-lo 
aos poucos também

Adquira uma conta/Combo nos nossos links, é muito barato!  Melhore a velocidade dos seus downloads e consequentemente vai estar contribuindo com o blog.

                                                           

Contas Premium
Contas Premium
Contas Premium
Contas Premium
Baixou, curtiu, aprendeu, foi legal? Por favor, comente. 
É o mínimo que você pode fazer.

22 comentários :

Rodolfo Claro disse...

parabéns pelo blog está show de bola,
cara só me tira uma dúvida, eu fiz todo procedimento certinho, instalei o o bigbluemenu, desliguei o 3ds dei uma volta e quando fui entrar na CFW novamente pelo menu do ds, ele simplesmente entrou no menu do ds normal e não deu o reboot e a tela ficou branca, essa CFW é temporaria ?
Me aconselha a instalar outra CFW, qual é melhor ?

Obrigado amigo

Gek Sama disse...

Obrigado pelos elogios, com isso só tenho a aperfeiçoar cada vez o meu trabalho. Sobre o seu problema... Esse CFW é permanente, e isso também já aconteceu comigo, e aconteceu por que sem querer eu entrei no perfil DS pelo CFW, aí bugou tudo. Se você fizer isso, vai ter que reinstalar a CFW, se não dá boot e vai pra tela do DS é por que está sem CFW no aparelho. Recomendo a você fazer backup do seu SD pra não precisar ficar instalando de novo caso haja algum problema.

Recomendo você dar uma olhada neste tutorial: http://3dsounada.blogspot.com.br/2015/04/tutorial-criando-imagem-de-backup-do-sd.html

e neste:
http://3dsounada.blogspot.com.br/2015/05/savedatafile-faca-backupinstalacao-dos.html

Rodolfo Claro disse...

show de bola cara, fiz o procedimento de novo e está funcionando legal aqui, me diz uma coisa:
qual a diferença entre usar a palantine e a PBT, a PBT tem maior chance de brickar o aparelho né ?
Tem algum modo de rodar o majora mask e o MH4 no palantine ?
Ou você me aconselha a instalar outro CFW ?

Muito obrigado pelo suporte, a palantine ta rodando liso aqui, só de vez em qd que dava uma travada qd entrava na CFW mesmo e travava o 3ds mas não sei o porque, mas fora isso ta bala parabéns mesmo cara blog top demais !

Gek Sama disse...

As duas têm seus riscos, a PBT de certa forma tem mais chances de brickar pelo fato de vc ter que atualizar pela nintendo, mas basta fazer tudo prestando atenção. A palatine só suporta jogos até a 7x, Basicamente ela só suporta jogos até a 4.5, mas o spoof faz a quebra de segurança dos jogos, apenas alguns jogos 8x chegam a rodar, jogos acima disso ele não consegue destravar de jeito nenhum pq a nintendo começou a mudar a encriptação dos jogos. de modo que o spoof não consegue destravar. Por isso que jogos da 7x em diante, tem muitas chances de não rodar na palatine. Majora's pede 7.1 e MH4 pede 8.0.

Você pode rodar esses jogos através da PBT, mas atenção PBT, só suporta LEGIT CIA, nunca instale um CIA comum na PBT, ou de região diferente do seu aparelho. Existe um método de instalar CIAs na PBT de região diferente do seu aparelho, assim que conseguir vou postar.

Anônimo disse...

Parabéns pelo site, ótimos tutoriais de facil intendimento.
Qual tutorial me recomendaria para desbloquear o meu 2ds 9.2?
Existe alguma que não necessite do ninja cubic?
Tenho um flashcard R4, ajuda em algo?
Obrigado

Gek Sama disse...

Anônimo, meu caro, Obrigado pelos elogios. Sua salvação é a seguinte: http://3dsounada.blogspot.com.br/2015/04/tutorial-como-fazer-downgrade-da_19.html

Deixo claro que você, precisa ter um 3DS na 4x pra rodar Palatine e Pasta CFW. Por isso você precisa fazer downgrade. Lembro que na 4x não existe a nintendo network e você não pode acessar o eshop sem alguns truques. Se você tiver amigos adicionados, já era, pois não vai existir a Nintendo network. Experiência própria, eu tinha um 3ds na 8.0 virjão antes de fazer qualquer modificação.

gabriel nunes disse...

Ei assim.vc diz que tem truques p entrar na eshop.por favor me fale 0pq eu quero mt resgatar meu tema da rosalina

Gek Sama disse...

Há este método: http://3dsounada.blogspot.com.br/2015/05/homebrew-ygw-eshop-spoofer.html

Anônimo disse...

Amigo, to com problema no primeiro passo, boto o ip e ele n consegue conectar, oq eu faço???

Starkiller9003 disse...

No meu dá getaddrinfo 1101 E, na hr de executar o run.bat, oq faço?

Gek Sama disse...

Starkiller9003. Tente executar o run.bat como administrador e/ou desative o antivírus. Além do mais, certifique-se de que o você modificou o ip do .bat para o ip que foi atribuído ao seu aparelho.

Gek Sama disse...

Anônimo. Como é este erro. É um erro no .bat, dizendo que ele não consegue conectar? Vc fica tentando conectar e ele fica sempre dizendo que não consegue conectar?

Anônimo disse...

Amigo, desliguei o antivirus, o IP ta certo, e talz e so da getaddrinfo 1102, E

Anônimo disse...

No meu da getaddrinfo 11001 E

Anônimo disse...

No meu tbm da getaddrinfo 11001 E

Gek Sama disse...

Esse "getaddrinfo 11001"É erro no IP Refaçam com atenção a configuração ou tentem habilitar o DHCP do roteador de vocês, conectar o 3DS automático e então ver i IP que aparece no DHCP referente ao 3DS e usar esse pra dar sequencia no tutorial, em vez de usar manual. Comigo resolveu.

Anônimo disse...

Bom dia amigo, eu fiz o procedimento em um sd card de 4 GB, e agora comprei um de 32GB como eu passo os arquivos pra ele ? tem algum jeito ? obrigado dez de já

Elton Farias disse...

Parabéns pelo blog, muito bom.

No meu caso o meu 3ds está na versão 9.2.0, se eu fizer todo o procedimento como você passou, vai funcionar normal? ou infelizmente no meu caso não tem jeito? me ajuda, que sé horrível ficar jogando jogos do DS.

Diego disse...

Fala amigo, tudo bem? Sabe me dizer se esse procedimento funciona também no 2DS?

Joseph disse...

Desse jeito eu consigo colocar jogos de 3Ds no propio SD Memory Card que vem nele?

Unknown disse...

No caso de um jogo de DS, como faço pra jogar ele no 3ds desbloqueado?

Geek-sama disse...

Responendo à todos...! Este método é Válido para a parelhos com Fw até 4.5. Se você tem um FW acima disso, precisa fazer downgrade para depois executar estre procedimento.

Roda em 2DS/3DS

Roda os jogos direto do SD do 3DS, sem nenhum tipo de flashcard. jogo de 3DS dá pra jogar com flashcard, ams tem um esquema por software que eu vou criar um tutorial e postar.

Comentários Publicados