domingo, 4 de dezembro de 2016

[TUTORIAL 3DS] Arm9LoaderHax + Luma3DS - Geek-sama Edition [Guia de Desbloqueio Definitivo]


Olá jovens padawans, pequenos gafanhotos e queridas libélulas! Lhes trago um tutorial super atualizado e testado para a instalação do Boot Loader: Arm9Loaderhax em combinação com a perfeição da Custom Firmware: Luma3DS. Este tutorial é uma mão na roda para aqueles que estão perdidos e/ou chegando agora a ouvir sobre desbloqueio do 3DS, já ouviram e nunca leram muito a respeito, não encontraram nada muito detalhado na net, usuários de outros desbloqueios via Softmod... 

Enfim! Este tutorial irá ensiná-los a rodar Jogos e aplicativos no 3DS, sem risco algum de banimento ou brick (pós instalação) e de forma totalmente silmples.Navegado na internet notei a falta de algo atualizado, bem detallhado e ao mesmo tempo simples e funcional. Então fui reunindo infomações, cometendo alguns erros e enfrentado dificuldades além do comum, até realizar o procedimento no meu aparelho que jázia parado desde o surgimento da PalatineCFW em meados de 2015.

Requerimentos:
- 2DS/3DS com Firmware de 4.1 até 9.2;
- Conexão com internet;
- Computador com suporte a SD / ou adaptador USB;
- SDCard de no mínimo 4GB.


Explicação de algumas abreviações:
Nomes em negrito: Atenção nessas palavras e procedimentos.
sysNAND: NAND do sistema, principal.
emuNAND: NAND Virtual, ou NAND Fantasma
Luma3DS: A melhor custom Firmware atualmente
Arm9Loaderhax: Menu que aparece ao ligar o 3DS e te permite escolher o que quer acessar, como: CFW e restauro/backup de NAND ou emuNAND.

Password / Senha para extraír os arquivos: 3dsounada


Vantagens de aderir a este método:

Acesso ao eshop 100% sem risco

Acesso ao eshop 100% sem risco
Acesso aos serviços Online de modo geral: Miiverse, Lista de amigos...;
Jogar qualquer game com suporte Online sem risco de BAN;
Region Free. Roda jogos europues, americanos, japoneses, koreanos... Independente da região do seu aparelho;
Ter sempre a última versão de FW disponível direto do aparelho sem gambiarras ou riscos;
Utilizar tudo direto na NAND como se seu aparelho não posuisse nenhuma modificação.


Desvantagens de aderir a este método:
A única "desvantagem" que notei é que vários jogos com "Online Patch" Não rodaram, quase todos que testei deram tela negra. Para resolver, basta baixar outra versão do mesmo game sem esse atributo. Sabendo que você pode jogar online sem risco normalmente


Recomendações Inicias:
SEMPRE VERIFIQUE SE ESTÁ UTILIZANDO O A9LH_Fast_InstallerKit E O A9LH_StarterKit MAIS RECENTE, TUTORIAL EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO.

ESTE MÉTODO É PARA REALIZAR O PROCESSO NO 2DS/3DS E NÃO NO NEW 3DS! POR TANTO, NÃO RECOMENDO TENTAR. EM BREVE LEREI A RESPEITO E ESCREVEREI CONTEÚDO FOCADO NO N3DS. BASICAMENTE, NESTE MÉTODO VOCÊ PRECISA FAZER UM DOWNGRADE NO APARELHO PARA A FW 2.1 E O N3DS FOI LANÇADO NUMA FW MUITO MAIS À FRENTE, PORTANTO N]AO É POSSIVEL REGREDIR PRA UMA VERSÃO INFERIOR À QUE ELE VEIO DE FÁBRICA, ENTÃO SE TENTAR É BRICK NA CERTA!

SERÁ OBRIGATÓRIO SEGUIR ESTE TUTORIAL USANDO UM PC COM WINDOWS, POIS OS ARQUIVOS .BAT NÃO ABREM EM OUTROS SISTEMAS! 


OBS: EU PARTICULARMENTE UTILIZO LINUX MINT E UBUNTU, QUEM TAMBÉM UTILIZAR ALGUMA DISTIBUIÇÃO LINUX, RECOMENDO INSTALAR O VIRTUALBOX E RODAR TUDO NO WINDOWS 7.

SEMPRE UTILIZE UM LEITOR DE CARTÃO NO PC E NÃO TENTE MÉTODOS ALTERNATIVOS COMO USAR UM SMARTPHONE COMO LEITOR, POIS A PARTE DE EXECUTAR OS ARQUIVOS .BAT DIRETO DO SD NÃO VAI ROLAR NESTES DISPOSITIVOS.

DESATIVE QUALQUER ANTI-VIRUS QUANDO SEGUIR ESTE TUTORIAL, PRINCIPALMENTE SE FOR AVAST, NORTON, KASPERSKY, BAIDU (rsrs) JA VI PROBLEMAS COM O ARQUIVO .BAT PRA GERAR FBI POR CAUSA DE ANTIVIRUS ACUSANDO FALSO-POSITIVO DOS ARQUIVOS DO PACK, CONTUDO NESTE TUTORIAL VOCÊ TERÁ UMA SEGUNDA OPÇÃO, SE ACHAR MAIS SEGURO. UM APLICATIVO COM A MESMA FUNÇÃO, MAS EXECUTÁVEL, EM .EXE.
TUTORIAL COM PACKS DE INSTALAÇÃO TOTALMENTE CUSTOMIZADOS, DEVIDO A ISSO QUALQUER DUVIDAS DEVEM SER FEITAS AQUI NO BLOG, OU DIRETAMENTE COM O AUTOR DO PRINCIPAL TUTORIAL, DOS QUAIS ME BASSEI PARA ESCREVER ESTE. PELO GRUPO DO TELEGRAM OU NO GRUPO DO FACEBOOK.

MÃOS À OBRA!

1 - Baixar o A9LH_Fast_InstallerKit mais recente;
Download: MEGA / GoogleDrive / OwnCloud [Link Direto]

2 -
  Baixar o A9LH_StarterKit mais recente;
Download: MEGA / GoogleDrive / OwnCloud [Link Direto]

3 - Ter pelo menos 2GB livre no SDcard para OLD3DS ou 3gb para 2DS (se precisar de espaço livre, recomendo fazer o backup de todo conteúdo presente no SDcard e limpá-lo depois, sem formatar)


4 - Baixar a CTRNAND 2.1 de acordo com a região do seu 3DS/2DS (3DS da região KOR + CHN + TWN escolha qualquer uma das 3 ctrnands abaixo)


USA:
Download: MEGA / GoogleDrive / OwnCloud [Link Direto]

EUR:
Download: MEGA / GoogleDrive / OwnCloud [Link Direto] 

JPN
Download: MEGA / GoogleDrive / OwnCloud [Link Direto]

OBS: SE O SEU 3DS JÁ ESTIVER NA 2.1.0-4 ou 2.2.0-4 (QUE É POUCO PROVÁVEL)  IGNORE O DOWNLOAD DA CTRTRANSFER.

EUR + USA + JPN = NÃO USE CTRNAND DE REGIÃO DIFERENTE DO SEU CONSOLE, CASO CONTRARIO SEU PORTÁTIL VAI BRICKAR NO PROCESSO

(PERMITIDO APENAS NO CASO DOS APARELHOS KOR + CHN + TWN) Pois não possuem reigão própriamente dita, a que tudo indica são ramificações das principais EUR + USA + JPN.

E COMO DE COSTUME, NÃO UTILIZE SD FAKE/PIRATA PARA ESTE PROCESSO. SE O ARQUIVO DA CTRNAND TRANSFER CORROMPER NO SD PODE BRICKAR AO INJETAR NO 3DS.

ANTES DE INICIAR, SEMPRE QUE ENCONTRAR ALGUM PROBLEMA EM ALGUM PASSO, VEJA A DESCRIÇÃO EM VERMELHO DO MESMO PASSO ANTES DE PERGUNTAR O QUE MUITAS VEZES A SOLUÇÃO ESTÁ NA DESCRIÇÃO EM VERMELHO, OU EM UM OLHAR MAIS ATENTO.



PROCEDIMENTO 
PARTE 1:
(Decrypt9WIP) Fazer Backup da SysNAND e Injetar CTRNAND 2.1 na SysNAND

1.1 = Extraia o CTRNAND_2.1.0_REG.zip no PC e copie e cole os arquivos 2.1.0-4X_ctrtransfer_o3ds.bin + 2.1.0-4X_ctrtransfer_o3ds.bin.sha, e os arquivos "A9LH_Fast_InstallerKit" e "A9LH_STARTER_KIT" na raiz do SDcard, clique duas vezes para executar cada um dos "KITS". Aguarde até todas as janelas fecharem (ignore qualquer erro que der em uma janela que aparecer), em seguida remova o SDcard do PC e
conecte no seu aparelho.

X e REG = Região escolhida da ctrnand

1.2 = Ligue seu aparelho (se o seu portátil já tem coldboot/menuhax instalado o decrypt9 vai abrir automaticamente, então pule para o passo 1.3. Caso contrário escolha um dos 3 métodos abaixo para abrir o Decrypt9WIP:



Exploit pelo Navegador:  
SpíderHAX (Funciona em aparelhos com FW 4.1 à 9.2) 

Abra este link no navegador do 3ds. http://dukesrg.github.io/?decrypt9wip.dat 
                             ou  
http://www.reboot.ms/3ds/load.html?launcher.dat 

e aguarde até o Decrypt9WIP inicializar. Se preferir pode pressionar L + R no "HomeMenu" e escanear um dos QR abaixo para abrir os link diretamente no navegador, faça! (mais prático).


Exploit pelo Navegador:  
BrowserHAX (Funciona em aparelhos com FW 9.0 a 9.2)

Pressione os botões "L+R" ao mesmo tempo no home do 3ds para acessar a câmera e escaneie o QR Code abaixo acessando a opção leitor de QR dentro da "câmera do 3DS"


Clique em “OK" para iniciar o link encontrado no navegador do 3DS e aguarde a página carregar, vai aparecer uma pequena barra na tela de baixo no canto superior esquerdo, aumente o zoom da página para o máximo possível e em seguida dê um toque na ponta do lado direito da barra e espere até abrir o Decrypt9WIP.

Exploit pelo Perfil Nintendo DS (Requer Flashcard de Nintendo DS)
MsetHAX (Funciona em aparelhos com FW de 4.1 a 4.5 e 6.0 a 6.3)

Download dos arquivos necessários: (caso não esteja num dos Packs)
MEGA / GoogleDrive / OwnCloud [Link Direto]

Após o download, insira o microSD do Flashcard no PC e copie o arquivo "Decrypt9WIP_MSETHAX.nds" para seu microSD do Flashcard de DS, (R4) por exemplo.

Utilizando o flashcard de DS, abra a rom “Decrypt9WIP.nds” Como se fosse rodar um game qualquer, e em seguida você será direcionada para a tela do exploit, nela pressione "A" na opção “4.x Decrypt9WIP (ver 4.1 a 4.5)” ou “6.x Decrypt9WIP (ver 6.1-6.3)” Escolha a opção em que se enquadra a versão do FW do seu aparelho. Em seguida pressione “A” novamente para sair do app e você mais uma vez será redirecionado para uma tela de tarefa finalizada, apenas pressione botão "Home" para voltar a tela principal do aparelho.

Agora vá em "Configurações" -> outras configurações -> perfil -> perfil Nintendo DS e aguarde o Decrypt9WIP inicializar.

1.3 = Com o Decrypt9WIP aberto, pressione "A" duas vezes na opção "SysNAND Backup" e aguarde o processo, após concluir pressione "B" para voltar.


Para acessar seu backup da sysNAND na raíz do SDcard e abra a pasta "files9".

Se você tem o backup da sysNAND feito no processo do dsiwarehax, ignore este passo e pressione select e conecte o SD no pc e copie o backup da NAND para a pasta "files9" que está na raiz do SDcard, depois conecte o SDcard de volta no aparelho e pressione "B".

1.4 = na opção "Downgrade 2.1 (Auto CTRNAND Transfer)" e pressione "A" duas vezes e aguarde o processo (NÃO PROSSIGA SE DER Failed, file is corrupt ou error/failed. A principio, isso pode ocorrer devido ao arquivo da CTRNANDque você baixou estar com algum problema. Desligue o aparelho, faça o download novamente e tente mais uma vezSe der erro novamente tente entrar em contato via telegram através do link no inicio do tutorial ou comente no final do post). Após concluir pressione "B" e retire o SDcard do aparelho, em seguida pressione "Start" para reiniciar o aparelho. 

OBS: Se voce ligar o aparelho com o SD Inserido não vai ligar de jeito nenhum!!! Sem risco de Brick, ele apenas não vai iniciar!

Pode demorar até 30 segundos para o 3ds ligar, portanto tenha paciência.


RESUMO: Aqui você fez o backup da sysNAND e instalaou a CTRNAND 2.1 nela.


PARTE 2:
(SafeA9LHinstaller) Instalar arm9loaderhax

2.1 = Agora seu aparelho estará com o FW na versão 2.1 (se ligou normal pode ficar aliviado rsrs, qualquer probleminha imprevisto que der adiante não será nada demais, no 2DS a imagem na tela superior pode ficar meio estranha, isso é normal e apenas temporário, após prosseguir os próximos passos a tela vai voltar ao normal)

3DS/2DS Alerta!!! NÃO FORMATE O CONSOLE PELAS CONFIGURAÇÕES PADRÃO, EVITE DEIXAR NO MODO DE DESCANSO ENQUANTO TIVER NA FW 2.1, POIS O 3DS VAI TER SOFTBRICK GARANTIDO SE DEIXAR ISSO ACONTECER. COM POSSIBILIDADE DE REVERTER ISSO APENAS COM HARDMOD. O IDEAL É FINALIZAR ESTA PARTE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA EVITAR QUE ISTO ACONTEÇA!!!

2.1 = Conecte o SDcard de volta no aparelho, abra o navegador e faça as configurações iniciais se for requisitado, e aguarde a primeira página carregar, depois clique em "URL" e digite este link: http://dukesrg.github.io/2xrsa.html?arm11.bin e clique em “confirmar” para carregar a página, a tela vai dar uma piscada e abrir o SafeA9LHInstaller.

Se preferir pode pressionar L + R no "HomeMenu" e escanear o QR Code abaixo para abrir os link diretamente no navegador


Se ficar com tela bugada com tela preta/branca passando de 6 segundos após abrir o link no navegador, apenas siga o próximo passo sem a necessidade de ver o menu do safe9alhinstaller.

Se travar na tela branca por mais de 8 segundos, desligue o aparelho, abra o navegador e limpe histórico e cookies nas configurações dele e tente novamente. Se o erro continuar persistindo tente extrair os arquivos do a9lh_fast_installerkit para a raiz do SD novamente substituindo tudo.

2.2 = Com SafeA9LHinstaller aberto pressione "Select" para instalar o "arm9loaderhax" e depois pressione qualquer botão para desligar o aparelho.


CASO O SEU APARELHO NÃO LIGUE APÓS ESSE PROCESSO, DELETE A PASTA "NINTENDO 3DS" E TENTE LIGAR NOVAMENTE.


PARTE 3:
(Hourglass9) Restaurar SysNAND / Clonar EmuNAND na SysNAND

3.1 = Ligue o aparelho para inicializar o Bootmenu e em seguida abra o Hourglass9, é a primiera opção, como vocês podem ver na imagem abaixo. Com o hourglass9 aberto pressione "Select" Para ele desmontar o SDcard, e então retire-o do aparelho e conecte no PC.



3.2 = Na raíz do SD abra a pasta "Files9" e copie o arquivo NAND.bin ou sysNAND.bin para o PC. Ele é seu anjo da guarda, seu salvador, é o backup da NAND original, a sysNAND.

Recomendo fazer upload o seu backup da sysNAND em vários servidores, como MEGA, GoogleDrive Skydrive e OwnCloud, além ter em algum CD/DVD, Pendrive ou HD. Isso pode salvar a sua vida um dia, acredite!!!
 
ATENÇÃO: ESTES PASSOS EM AZUL SÃO APENAS PARA QUEM USAVA RXTOOLS/ REINAND OU QUALQUER OUTRA CFW QUE OBVIAMENTE UTILIZAVA O MECANISMO DE emuNAND E PRETENDE MIGRAR DADOS DA SUA ANTIGA emuNAND PARA A sysNAND

3.3 = Abra a pasta "files9" delete o arquivo NAND.bin ou sysNAND.bin

3.4 = Vá em "Emunand Backup" e pressione A duas vezes para fazer o backup e aguarde, quando concluir pressione B e siga o próximo passo.

3.5 = Pressione A em "Restaurar Sysnand" e siga as instruções na tela para iniciar a restauração da sysnand e aguarde até o processo concluir, após concluir pressione Start para reiniciar e abrir o bootmenu.


MUITA ATENÇÃO!!! Se por algum motivo você executou fielmente os passos em azul e/ou formatou o SD com o método do Gateway e não conseguiu injetar o FBI, vou disponibilizar logo abaixo um Tutorial para resolver este problema, seguido pela continuação deste Tutorial. O obetivo é não estender muito este aqui, e ao mesmo tempo não deixar o outro defasado, e você ter que ficar tendo que ver dois simultâneamente.

LINK: [TUTORIAL 3DS] ARM9LoaderHax + Luma 3DS - Geek-sama Edition [MÉTODO ALTERNATIVO DE INJETAR FBI]

PARTE 4:

(Luma3DS) atualizar Sysnand

4.1 = No bootmenu abra o Luma3DS, segunda opção. Como na 1ª imagem abaixo. E aguarde a tela de Configuração da LUMA3DS inicializar, como na e imagem. Note que na 2ª imagem, as opções não estão marcadas. Isso é natural.






ATENÇÃO! Marcar a 1ª Opção [Autoboot sysNSND] é imprescindível, as outras vão do seu interesse, salve a sua escolha aperanto "START". Eu tive uma grande dor de cabeça por este simples fato. Marcado-a você vai garantir que a Luma3DS inicie na sua sysNAND, a NAND original. Não precisa ter medo! Não marcá-la pode trazer muita dor de cabeça para quem usava outra CFW ou tinha uma emuNAND criada pelo método do Gateway.

Por exemplo: Ao Instalar o FBI (Seu instalador de jogos CIA) Ele será injetado na sysNAND, se você não marcar está 1ª opção no Menu da LUMA, você sempre dará boot na emuNAND, e nunca verá o aplicativo, portanto não vai conseguir instalar nada. Caso você pule este menu sem querer, permita o sistema iniciar, deslique-o e ligue novamente, ligue já com o botão "Select" pressionado, sem soltar, e então o Menu de Configuração irá surgir novamente.



4.2 = Com o aparelho inciciado, vá em Configurações -> Outras configurações -> Atualizar para atualizar o aparelho para a versão mais recente (é seguro atualizar!! portanto não precisa ter medo!!!) Após o atualização ser concluida, irá reiniciar e voltar ao bootmenu.

Se der erro de atualização, tente novamente repetindo esta parte completa. Em alguns casos é necessário tentar varias vezes, tente verificar também o DNS da conexão WIFI, se possível utilize o DNS do Google:

Primário = 8.8.8.8
Secundário =
8.8.4.4


PARTE 5:
(Decrypt9WIP) Injetar/Atualizar FBI


5.1 = No bootmenu,  pressione "A" na 3ª Opção "Decrypt9WIP - Injetar FBI" Como na imagem abaixo:

5.2 = Pressione " A" duas vezes em "Injetar FBI" Como na imagem abaixo, e aguarde até 3 segundos, quando concluir você verá uma mensagem em verde, como na 2ª imagem "injetar FBI Succeeded!". Então pressione o botão "Power" para desligar o aparelho.




Se der erro  você vai precisar continuar no [TUTORIAL 3DS] ARM9LoaderHax + Luma 3DS - Geek-sama Edition [MÉTODO ALTERNATIVO DE INJETAR FBI Indicado no passo 3.5. Se deu certo, siga em frente. 
 

PARTE 6:
(PREPARAÇÕES FINAIS)


 6.1 = Conecte o SDcard no PC, entre na raiz, clique 2x no arquivo "LIMPAR_SD.bat" e aguarde até 13 segundos para concluir o processo (isto não vai apagar seus games e saves do SD e ignore qualquer erro que der em uma janela que aparecer) para deletar todos os arquivos desnecessarios deste tutorial e de outras cfw que não vão ser mais utilizados e em seguida conecte o SD no 3ds e ligue para inicializar a sysnand.

IMPORTANTE: DEPOIS DE LIMPAR O SD, EXTRAIA TODO O CONTEÚDO DE A9LH_STARTERKIT (NÃO O FAST) PARA A RAIZ DO CARTÃO DE MEMÓRIA SD. SUBSTITUA ARQUIVOS SE PEDIR.


6.2 = Na "Home" do aparelho abra o app "informações de saude e segurança" para abrir o FBI, em seguida pressione "A" em "titlesDB" e instale estes apps: FBI + freeShop + hblauncher_loader + lumaupdater, quando concluir feche o FBI.


Se abrir o saude e segurança original ou fbi com versão inferior a 2.4.2 (fundo preto) repita a parte 5 novamente, se o problema persistir siga este tutorial.

6.3 = Abra o homebrew launcher pelo app instalado na "Home" Com o Homebrew Channel aberto abra o DspDump e aguarde uns 5 segundos, segure botão "Power" para desligar o 3ds e ligue novamente.

6.4 = Seu console está pronto para uso. Você pode começar a utilizar seu aparelho usando alguns apps abaixo.

FBI para instalar seus jogos/dlc/updates/apps em formato cia que estão no SD.
Freeshop para baixar e instalar jogos diretamente do seu 3ds.
Homebrew Launcher via app para abrir o homebrew channel
LumaUpdate para atualizar o Luma diretamente pelo aparelho, sem dor de cabeça. Os updates do Luma3DS não são obrigatórios se você quer manter tudo sempre funcional, e rodando tudo.

6.5 = APENAS TESTE PARA OLD3DS QUE USOU DOWNGRADE DO GATEWAY ALGUMA VEZ: tente ligar seu 3ds sem SD, se travar na tela preta veja a solução em vermelho abaixo:


Baixe o Old 3DS Black Screen FIX
Download: MEGA / GoogleDrive / OwnCloud [Link Direto]

Extraia e copie o contéudo para a raiz do SDcard, abra o app FBI (ou informação de saúde & segurança) e pressione "A" em SD, procure o arquivo OLD3DS_BLACK_SCREEN_FIX.cia  e pressione "A" para instalar e quando concluir desligue o aparelho e faça um teste ligando sem SD conectado.

PARTE 7: OPCIONAL)
(EMUNAND9) ELIMINAR EMUNAND/REDNAND DO SD PELO APARELHO

Esta parte é apenas para quem utilizava RxTools/Reinand/Luma/Cakes, etc... usando métodos que utilizam emuNAND como msethax/menuhax/spiderhax, esta parte vai servir para eliminar a emuNAND/redNAND do SDcard, expandindo a capacidade total para uso. (se você sabe como utilizar o SDFormatter no PC recomendo fazer o backup dos seus arquivos e  formatar por ele, que é um processo mais rápido)

7.1 = Faça o backup de todo o conteúdo que houver no seu SDcard em seguida conecte-o  de volta no aparellho;

7.2 = Com o aparelho desligado, segure o "D-pad" (Digital) direito e ligue o aparelho, para entrar no bootmenu

7.3 = no bootmenu pressione "A" no "EmuNAND9"

7.4 = Com o Emunand9 aberto vá em “SD Format Options” e pressione “A” em seguida pressione "A" em “Format SD (no EmuNAND)”.

7.5 = Na próxima tela será requisitado pressionar um combo usando o botão direcional e pressionar “A” no final. Caso você não tenha conhecimento de inglês aqui vai a dica: up = cima / down = baixo / left = esquerda / right = direita. Em seguida pressione “A” novamente para formatar o SDcard e aguarde a conclusão do processo.

7.6 = Após a conclusão do processo pressione "B" e em seguida segure o D-pad
(Digital) (Digital)esquerdo e depois pressione "Start" para desligar o aparelho.

7.7 = Remova o SDcard do aparelho, insira no PC e copie os arquivos do seu backup de volta para a raiz do SDcard, na sequÊncia coloque novamente no aparelho, ligue-o e pronto! A emuNAND/redNAND foi eliminada completamente, expandido a capacidade total do seu SDcard para uso.

Para atualizar automaticamente o seu Luma3DS:


Acesse o: StartUpdater - Luma 3DS Custom Firmware Updater


NOTA:
*A sysNAND pode ser atualizada até a versão mais recente sem problema algum.

*Se formatar o aparelho, para instalar os apps essenciais novamente apenas repita o passo 6.2
*Para trocar de SDcard, formate utilizando o guiformat para evitar problemas de compatibilidade, em seguida basta copiar e colar os arquivos do SDcard antigo para o novo dispensando a clonagem de emuNAND, que era necessário nos métodos anteriores como menuhax e msethax;
guiformat 

Guiformat:
Download: MEGA / GoogleDrive / OwnCloud [Link Direto]


*O SDcard pode ser removido quando tiver ligado na sysnand (Assim como no aparelho travado, evite remover se tiver algum app ou jogo aberto);

*Todos os recursos do luma3ds requer os arquivos do A9LH_StarterKit extraído na raiz do SD para funcionar, caso contrário o 3ds vai apenas permitir rodar jogos não-assinados, sem region-free + language emulation, etc.

* Se desejar atualizar os apps do bootmenu manualmente, basta apenas baixar os apps mais recente e pegar o arquivo .bin (exemplo: Decrypt9WIP.bin) e colar na pasta LUMA/A9LH substituindo o de lá


Links para baixar/atualizar os apps listados do bootmenu:
Decrypt9WIPEmuNAND9 / Hourglass9 / GodMode9 / SafeA9LHInstaller



TODOS OS ARQUIVOS DO MEU PACK NÃO FORAM FEITOS POR MIM, EU APENAS JUNTEI TODOS OS ARQUIVOS PARA FACILITAR AINDA MAIS O PROCEDIMENTO, DANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS AOS VERDADEIROS CRIADORES DAS FERRAMENTAS UTILIZADOS NO PACK/TUTORIAL ABAIXO:

Plailect: Principal fonte do guia + CTRNANDS

Lucas do Streetpass Salvador: Que forneceu o piloto do tutorial
AuroraWright: Luma3DS CFW / SafeA9lhInstaller + payloads
Smealum: Homebrew Hax’s Payloads
Steveice10: FBI
d0k3: Decrypt9 / EmuNAND9 / Universal Inject Genertor / Hourglass9
cpajuster + OperationNT: CTR Boot Manager
Yellows8: Browserhax

Fonte: Pallicet Guide, Anônimo, Yakara Colombia
 
Autor: AlanMugiwara-san (Geek-sama) 
Agradecimentos & Cditos: Pallicet Guide, Anônimo, Yakara Colombia, Lucas do StreetPass Salvadorallicet Guide, Anônimo, Yakara Colombia

Conheçam também meu antigo blog focado em conteúdo Geek, ele estava parado, e estou voltando a atualizá-lo 
aos poucos também

Adquira uma conta/Combo nos nossos links, é muito barato!  Melhore a velocidade dos seus downloads e consequentemente vai estar contribuindo com o blog.

                                                           

Contas Premium
Contas Premium
Contas Premium
Contas Premium
Baixou, curtiu, aprendeu, foi legal? Por favor, comente. 
É o mínimo que você pode fazer.

49 comentários :

daniel henrique disse...

Funciona no 11.2.0?

Geek-sama disse...

Daniel, como descrito no tutorial "2DS/3DS com Firmware de 4.1 até 9.2;" 11.0 atualmente só hardmod

Taz_Neto Games disse...

sempre tive receio de fazer isso , porem segui seu tuto e deu td certo , muito obrigado

Geek-sama disse...

Taz_Neto GameS, Obrigado por compartilhar sua experiência. Só peço que compartilhe a participe. Minha intenção aqui é compartilhar conhecimento à todos sem nenhum custo.

Taz_Neto Games disse...

pode deixar geek-sama , estou passando o tutorial aos meus conhecidos q tem o 3ds :)

Nirrou disse...

parabéns pelo post, deu para ver que deu trabalho...
comprei um 3ds que esta na firm 4.1U, e mexendo nele vi que não entra no navegador, fala que só estará disponível após atualização. seguindo seu tutorial, eu faria o exploit pelo perfil do ds, contudo, será que quando eu estiver na firmw 2.1, eu terei acesso ao browser??

Carlosman Torres disse...

Na parte 3.1 você diz para entrar no hourglass9 e salvar o backup da sysnand no computador e depois não fala como ir ate o passo 4.1, eu restaurei a sysnand e pelo hourglass9 como tinha entendido, mas ela voltou a 4.2.x e não para a 2.1.x então não posso usar a luma para atualizar no passo 4.1. Como devo fazer para começar novamente o processo?

Geek-sama disse...

Carlosman Torres, o foco da parte 3 é para quem usava alguma outra cfw ou teve algum problema é quer restaurar a sysNAND. o 4.1 é pra simplesmente você iniciar o boot, nada d+. Se você não conseguiu instalar a ctrNAND 2.1, volte na PARTE 1, e vaja que a nand 2.1 tem que ficar na raiz, veja detalhes no passo 1.4. e você pode recomeçar do zero para n ter erro.

Geek-sama disse...

Nirrou, fique tranquilo. Roda sim, essa FW 2.1 está com tudo incluso. Este e muitos dos tutoriais aqui eu fiz e faço baseando-me em experiências práticas no meu aparelho. Tudo testado!

Nirrou disse...

Valeu... muito obrigado... estava só aguardando sua resposta para iniciar meu trabalho no 3ds... obrigado novamente....

Edilson Neves disse...

Boa tarde.
Fiz o processo da parte 3 para reaproveitar minha emunand, porém quando volto ao bootmanu ele não entra nas configurações, passa direto para o menu do 3ds e os jogos estão rodando normal, inclusive os freeshop.
Minha atualização está na mais rescente a aparece descrita como "Sys" ao lado da versão. Terei problemas futuros ou posso usar e atualizar normamente.

Geek-sama disse...

Edilson never, releia o passo 4.1 bem na parte "Por exemplo:..." VOcê vai ter que deletar o arquivode configuração do LUMa e colocar pra dar boot na emuNAND. E pode atualizar tanto sysNAND quanto emuNAND sem medo!

Misuzu Kamio disse...

Olá... Meu é o 3DSXL com Firmware Original 4.2. Meu Desbloqueio é o GateWay3DS Original+Emunand. Estou com 4 Duvidas que não tem no tutorial:
1- Luma3DS e melhor que Emunad?? "Ou é Melhor continuar com Emunand".
2- Meu Cartão Branco do Gateway continuará funcionando no Luma3DS??. "Ou Luma3DS é 100% para .CIA e Cartucho Original?"
3- O OnLine dos jogos ".3DZ" dentro do Cartão Branco do Gateway que usei o "Gateway ROM Patcher v1.2" continuará funcionando?? "Ou dará a Tela Negra descrita em Desvantagem".
4- Os Jogos ".3DZ" do "Cartão Branco do Gateway" continuará sendo ".3DZ" no online? "Ou não precisarei alterar mais o [.3DS] para [.3DZ]".
**Muito Obrigada e desde já, peço desculpas se são perguntas bobas "Hoje foi a 1ª vez que vi isso do Luma"

Geek-sama disse...

1º A vantagem do Luma é que você pode fazer tudo na sysNAND sem uso de hacks, ter sempre a última updade (gateway faz isso) Você pode jogar jogos online sem risco de ban (exceto de você usar algum hack no game) com o Gateway você fica restrito a ter uma versão .3dz da rom pra jogar online. E a Luma também usa emuNAND. A Luma junto com o arm9loader tem opção recovery, pra você recuperar tudo caso de brick.

As vantagem sem igual que vejo na Luma é o recovery do Arm9, e o modo online, além de jogos CIA serem menores, gastando bem menos espaço no seu SD. Por que de resto, o gateway faz a mesma coisa.

RESUMAÇO!!

Gateway= Faz você ter uma emuNANDe rodar tudo nela (.3DS, .3DZ) (.CIA, se você instalar algum gerenciador de CIA) e ter sempre a última update, jogar online só com games patcheados

CFW= Faz você ter uma emuNAND e rodar tudo (.CIA) nela, sem precisar de um flashcard pra isso. A luma é única que roda na sysNAND e roda tudo online sem patchs, as outras cfw precisam de patchs.

2º Até onde sei as CFWs rodam em parelao ao gateway, se você já tem a usa emuNAND do gateway com seus dados, basta você instalar o luma e marcar aopção de dar boot na emunand, dai ele vai entrar na sua emunand do Gateway. Eu particularmente não tenho gateway e uso o luma na sysNAND, o Luma, como qualquer outra CFW só roda cartuho original ou .CIA.


3º Como disse, jogos .3DS , .3DZ não rodam em nenhuma CFW. jogos neses formatos estpau prontos pra jogar. O .CIA é uma versão instalál, uma versão hackeada ou não de um game da eshop. A galera geralmente comapartilha na net um jogo comprado na eshop (Original), ou converte um .3DS pra .CIA (hackeado)

4. O que disse anteriormente responde a este questionamento, .3ds. e .3dz não rodam no Luma, só em gateway, sky3ds (Sem o cartão você não roda).

Se não fui totalmente claro, não excite em perguntar novamente.

Fernando Mossatto disse...

Boa noite, gostaria de um auxílio por favor...
na etapa 4.1 na hora de entrar no menu "LUMA 3DS - ATUALIZAR SYSNAND"... fica apenas uma tela preta e não carrega a página de configuração do LUMA... o que devo fazer?

KiYO disse...

Boa noite, tutorial ainda está funcional? É simples o processo em um old 3DS versão 5.1.0-0U?

-guga2009- disse...

Opa, beleza?
Com esse tuto eu consigo pegar toda minha emunand (feita com rxTolls 3.0), e jogar direto nessa NAND da luma?? não entendi direito, é a NAND mas com todo o conteúdo de EMUNAND sem risco de ban online e com todas as atualizações?

Misuzu Kamio disse...

Geek-sama, Muito Obrigada por tirar minhas duvidas!! :)

Uma Pena o Luma não Ler o Cartucho Branco do GateWay. Ia ser incrível não depender mais da Emunad para os jogos .3dz/.3ds!

Mesmo Eu continuando dependente da Emunand, essa semana ou a próxima, vou seguir seu tutorial "Que já coloquei em 1 .docx e peguei todos os programas" e fazer do Luma minha nova Sysnand. "Adeus Sysnand Original 4.1U que somente serve para Boot e carregar Emunand".

Daqui alguns dias já é Natal!!
Então, um Feliz Natal Antecipado!! :)

Bjs...

Cristiane

Geek-sama disse...

Kyio: - 2DS/3DS com Firmware de 4.1 até 9.2;

Geek-sama disse...

guga2009, você pode rodar a sua antiga emunand e/ou a nand do luma3ds

Geek-sama disse...

Misuzu Kamio, o luma não leu? E muito obrigado pelas felcitações, desejo o melhor pra você e para galera que me acompanha"

Geek-sama disse...

Fernando Mossatto, meu jovem. Recomendo você atualizar o arquivo da versão do Luma ou reextrair os arquivos do fast installer e starterkit

Antonio disse...

Olá Geek-sama,primeiramente parabéns pelo blog.
Sobre new surgiu algo do tipo?Achei este tutorial show porém não serve para o meu caso.
Utilizo flashcard Sky3ds e acho meio limitado...

Geek-sama disse...

Antonio, estou de pesquisar sobre pra escrever um tutorial novo. Obrigado pela aprticipação. Assim que possível vai rolar aqui no blog, vlw!

Elias Felipe disse...

Serve para o New 3ds? Se não tem algum que sirva?